fbpx

Saiba como estabelecer metas e objetivos para seu negócio em 2017
terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Por: Ale Rodrigues como estabelecer metas e objetivos

Antigamente, para manter uma empresa bastava um bom poder de comunicação aliado a experiência e carisma, qualidades que atraíam clientes e auxiliavam em um crescimento consistente. Hoje, os tempos são outros, e é necessário que o empreendedor saiba como estabelecer metas e objetivos para o seu negócio, mostrando não só para o mercado, mas para os colaboradores que ele está apto a fornecer um serviço de qualidade para se manter ativo.

Pensando nisso, este post traz dicas de como criar um planejamento estratégico para sua empresa crescer com tudo este ano!

Trace um plano para 2017

Tenha em mente que objetivos e metas são ideais que devem andar juntos para um planejamento de sucesso. O objetivo nada mais é que o que se deseja alcançar, seja aumentar a produtividade da empresa, ampliar o corpo de colaboradores, dentre outros. Aqui são traçadas as pretensões a serem alcançadas. Por outro lado, traçar uma meta é compreender o meio, tempo e ação que devem ser utilizadas para conquistar determinado objetivo, e alguns métodos podem te ajudar.

Conheça o método SMART

Smart é um método que tem se destacado cada vez mais no meio de pequenas e médias empresas por ser uma forma simples de criar metas por meio de um checklist. Cada letra da palavra corresponde a uma característica que deve ser levada em conta na hora de montar um planejamento ideal para você.

S – Específica

A meta deve, obrigatoriamente, ser específica em quais objetivos devem ser alcançados e o que será feito para isso, com números e dados. Lembrando que jamais devem ser definidas de forma ampla como, por exemplo, “melhorar as vendas”. Traga informações precisas, dados e números que permitam estabelecer um plano palpável.

M – Mensurável

Toda meta deve ser capaz de ser medida. Para isso, determine indicadores que poderão ser seguidos durante a aplicação do planejamento e que possa dar um retorno para uma análise mais precisa.

A – Atingível

Planeje algo palpável. Não adianta estabelecer um objetivo inalcançável, pois além da impossibilidade de cumprir, a motivação dos colaboradores pode ser comprometida. Pense na saúde da empresa sem comprometer o desenvolvimento geral dela.

R – Relevante

Estabeleça metas que possam refletir diretamente na companhia. O planejamento definido precisa colaborar para a os objetivos estratégicos da empresa.

T – Tempo

Um fator extremamente importante, que deve estar presente em todo planejamento, é o tempo. Definir um prazo para cumprimento de cada tarefa é essencial para que ela seja levada a sério pela sua equipe, dando certa prioridade para os objetivos.

Entenda o método SWOT

Swot é um acrônimo composto pelas palavras “força” (strenght), “fraqueza” (weakness), “oportunidade” (opportunity) e “ameaça” (threat). É um método muito eficaz, que aborda fatores mercadológicos importantes para tomadas de decisões estratégicas na hora de um planejamento. Cada palavra traz variáveis que devem ser analisadas para fazer uma análise do cenário interno e externo da empresa.

Força

É a relação de vantagens que sua empresa tem em relação aos concorrentes. Nesse momento deve-se entender os pontos fortes a serem oferecidos, aptidões e engajamento da companhia com seus clientes

Fraquezas

São as aptidões que podem, de qualquer forma, interferir no andamento do seu negócio. Problemas como mão de obra com pouca capacitação e treinamento falho podem te ajudar a definir o que deve ser melhorado na empresa

Ameaças

São as forças externas que influenciam negativamente no planejamento estratégico da companhia e seus resultados. Aqui, é importante entender e definir o que pode ser feito para solucionar esses problemas.

Oportunidades

São as forças externas que influenciam positivamente a empresa. Mudanças na política e economia, alterações em tributos e crédito ao consumidor são exemplos que não dependem da companhia para acontecer, mas que com planejamento certo, podem impulsionar o seu crescimento.

Um novo ano traz para o empresário novas forças para induzir o crescimento de sua companhia. Estabelecer metas e objetivos, traçando um planejamento estratégico, pode ser uma boa escolha para desenvolver sua empresa no mercado atual.

Você tem um plano de ação já aplicado? Quer ficar por dentro de outras ideias para se preparar para 2017? Siga nossas redes sociais — Facebook, Twitter e Instagram — e fique por dentro de várias dicas que podem te ajudar!

Sobre o Autor:

CEO Direcione - Mentor de Coaches - Mentor em Estratégia Empresarial - Coach Financeiro Business - Coach de Pontos Fortes (Gallup Certified) - Adm. pela EAESP-FGV - Licenciado Abracoaching.

Assine nossa newsletter e receba nossas dicas e artigos em primeira mão no seu e-mail.

Deixe um comentário

ENTRE EM CONTATO