fbpx

O poder das palavras em nosso sucesso
segunda-feira, 27 de março de 2017

Por: Ale Rodrigues poder das palavras

Na sociedade moderna em que vivemos, sucesso é palavra de ordem. Sua definição, entretanto, varia entre pessoas, grupos e culturas. O inegável é que, independentemente da definição, todos nós queremos ser bem sucedidos. Isso pode significar alcançar posições políticas, independência financeira, realização profissional, familiar ou pessoal ou alcançar a fama.

Entretanto, percebemos que, em alguns momentos, sofremos com baixa motivação sem que haja uma causa aparente. Às vezes, somos flagrados em momentos de insucesso para os quais não encontramos razões plausíveis.

Pequenas reações – que, apesar do tamanho, podem causar grandes estragos – nos acometem repentinamente sem que saibamos o que as gerou. Geralmente, os estragos causados são difíceis de reparar em nós e nos outros.

Vamos abordar a seguir como o poder das palavras pode afetar nosso comportamento, modo de pensar, ações, reações e atitudes para o sucesso.

Palavras: alimento da alma

É interessante pensar nas palavras como o alimento que nossas almas recebem a todo momento. Assim como os alimentos, as palavras penetram em nosso corpo (mente) e cumprem os propósitos para os quais foram enviadas.

Como existem alimentos benéficos e outros nem tanto, assim também ocorre com as palavras. Existem as positivas que motivam, constroem, nos dão ânimo e confortam. Elas trazem saciedade à alma que, satisfeita, gera melhores condições para o sucesso.

Nas empresas, por exemplo, a qualidade da comunicação é responsável direta pelos resultados. O sucesso financeiro depende do bom relacionamento e comunicação entre vendas, logística e faturamento, por exemplo. A maioria dos nossos clientes de mentoria empresarial busca o aumento das vendas. Para conseguir esse resultado, o primeiro passo é analisar a qualidade da comunicação entre essas áreas e toda a empresa e também com o mercado.

O poder das palavras positivas

Se palavras negativas atrasam a caminhada, as positivas impulsionam. As mensagens positivas são fatores de motivação e servem como alicerce para a construção do sucesso na carreira. Isso porque palavras constroem conceitos e influenciam o comportamento, que é ingrediente principal para uma vida bem-sucedida.

Mensagens positivas constroem comportamentos positivos e motivados. Não basta, portanto, encher sua mente com palavras aparentemente positivas. A mensagem é o diferencial, pois é responsável por mostrar o caminho da mudança de comportamento, postura e motivação.

Mensagens enviadas e recebidas interferem em seu desempenho, pois ambas carregam sentimentos e intenções. Lembre-se de que as mensagens emitidas geram respostas, que poderão ser positivas ou negativas, dependendo do que você comunicou primeiro.

Palavras e seus reflexos

Já percebeu como é ruim estar perto de alguém que sempre libera palavras negativas? É insuportável! Mas e se esse alguém for você, como se livrar de si mesmo? Em quem você mais confia, senão em si mesmo?

É por esse motivo que as mensagens que liberamos pelas palavras precisam ser cuidadosamente avaliadas. Se liberarmos mensagens negativas, nós seremos os maiores prejudicados, pois iremos acreditar nas mensagens plenamente, sem vacilar!

Palavras são reflexos de pensamentos, portanto mostram como está nossa alma, nosso interior. Palavras amargas refletem uma alma que precisa de ajuda.

As palavras têm o poder de penetrar no inconsciente. Elas permanecem lá por muitos anos, criando imagens, conceitos, hábitos e verdadeiras fortalezas. Que tipo de construções você tem erguido com suas palavras?

Para que sejam positivas, as palavras devem transmitir essa energia. É preciso se alimentar com palavras saudáveis e construtivas e compartilhar esse mesmo tipo de alimento com todos à sua volta.

Acredite: sua motivação tem a capacidade de liberar palavras positivas, de modo a mudar seu ambiente interno e tornar você uma pessoa positiva. Sendo assim, não podemos negligenciar o poder das palavras. Pois elas são vida, positividade e sucesso, mas apenas quando carregadas dessas energias positivas.

Nosso post foi valioso? Então, se quiser praticar, te ajudaremos enviando no seu e-mail uma declaração positiva todos os dias, clique aqui para se cadastrar!

Sobre o Autor:

CEO Direcione - Mentor de Coaches - Mentor em Estratégia Empresarial - Coach Financeiro Business - Coach de Pontos Fortes (Gallup Certified) - Adm. pela EAESP-FGV - Licenciado Abracoaching.

Assine nossa newsletter e receba nossas dicas e artigos em primeira mão no seu e-mail.

Deixe um comentário

ENTRE EM CONTATO