Descubra seus Talentos com o teste Clifton StrengthsFinder
segunda-feira, 17 de julho de 2017

Por: Ale Rodrigues descubra-seus-talentos

Como conhecer os principais talentos de uma pessoa? Seus pontos fortes? E aqueles que precisam ser melhorados? Conhecer detalhes como estes são fundamentais para o aperfeiçoamento, tanto pessoal quanto profissional.

O teste Clifton StrengthsFinder é a ferramenta ideal para identificar as áreas de talentos nas quais alguém se destaca, mostrando um caminho para a melhoria constante. Mais de 12 milhões de pessoas já fizeram este teste, em todo mundo.

Trata-se de uma metodologia concebida pelo psicólogo educacional norte-americano Donald Clifton, nos anos 90. Seu objetivo era mapear as habilidades pessoais e profissionais de seus funcionários, e aproveitá-las da melhor maneira possível. A ideia virou um teste consolidado e relevante no meio empresarial. Além disso, também inspirou a publicação de um livro, que virou best-seller.

Confira o post que preparamos para entender o que é o Clifton StrengthsFinder e como ele pode ser aproveitado para melhorar a vida!

Conheça a história do Clifton StrengthsFinder

A história do teste começa quando a multinacional da área de pesquisas de opinião Gallup, na busca por caminhos para encontrar funcionários altamente aperfeiçoados para suas posições, desenvolve o Clifton StrengthsFinder, a partir das pesquisas de Donald Clifton, ex-presidente da empresa e estudioso sobre assuntos como personalidade, psicologia positiva e neurociência.

Em 2001, o livro “Now, Discover Your Strenghts” (“Descubra seus potenciais agora!”, em tradução livre), escrito por Clifton em parceria com Marcus Buckinghan, foi lançado, disseminando as ideias por trás do teste pelo mundo. A publicação conquistou o topo da lista dos mais vendidos, com 2 milhões de cópias.

Uma nova edição, StrengthsFinder 2.0, atualizada e revista, saiu em 2007, atingindo um sucesso ainda maior: foram 4 milhões de cópias comercializadas. Ambos livros não ganharam edição nacional, mas podem ser encontrados em grandes livrarias em sua versão original.

Entenda como o teste funciona

Totalmente online, o teste Clifton StrengthsFinder é constituído por 177 pares de descrições. Por exemplo: “eu tenho sonhos para o futuro” versus “as pessoas são minhas maiores aliadas”. O participante deve escolher, entre as sentenças, aquela que mais se adequar à sua personalidade e quanto essa escolha reflete a sua realidade.

As perguntas são dispostas por 20 segundos, ou seja, a resposta deve ser rápida, antes que passe para o próximo par. Se o candidato pular muitas respostas, o teste inicia novamente. Pesquisas dos profissionais habilitados em aplicar o teste, porém, informam que a maioria dos participantes não deixa passar a maioria dos pares de descrições e consegue chegar até o fim satisfatoriamente.

O resultado sai na hora

O participante conhece o resultado imediatamente após acabar de responder as questões. Serão apresentados seus cinco “talentos predominantes”, identificados durante o questionário. Com o resultado do teste, o Clifton StrengthsFinder ainda disponibiliza um relatório com as descrições correspondentes aos seus talentos dominantes.

A partir desses resultados, você pode buscar oportunidades que melhor se encaixem dentro das suas características e buscar aperfeiçoamento naquelas que forem menos evidentes. Afinal, saber os seus principais predicados é um caminho para a constante melhoria pessoal.

Saiba o que está por trás do Clifton StrengthsFinder

O teste criado por Donald Clifton está baseado em princípios firmes da psicologia e da avaliação de personalidade. São áreas que proveem um universo de conhecimentos sobre o funcionamento do cérebro humano altamente reconhecidos e em constante evolução. Isso faz do Clifton StrengthsFinder um teste muito confiável.

Psicologia positiva

Em poucas palavras, psicologia positiva é o estudo científico das funções humanas focadas na felicidade, nas capacidades, potenciais e satisfação do indivíduo. Ou seja, o teste Clifton StrengthsFinder joga luz sobre os pontos positivos, e não sobre negativos, da personalidade humana. Muitos testes da mesma natureza funcionam justamente a partir das “lacunas” do indivíduo.

Neurociência

Mediante certos estímulos, o cérebro humano desempenha determinadas atividades. E se estes estímulos corresponderem às áreas que concentram suas maiores habilidades, o cérebro “trabalha” mais. Este princípio está por trás do funcionamento do teste. Ou seja, ao ser confrontado com duas informações, o cérebro “trabalhará” mais para indicar qual delas se encaixa melhor com as características do indivíduo.

Avaliação psicométrica

Uma avaliação psicométrica é uma análise objetiva das capacidades, conhecimentos, habilidades, atitudes e personalidade. As perguntas não são previsíveis, então o participante não consegue se preparar e, desta forma, o resultado será natural e fidedigno.

Além disso, o Clifton StrengthsFinder obriga a responder em no máximo 20 segundos antes de passar para a próxima questão. Isso serve para testar as respostas instintivas.

Entenda por que você deve fazer este teste

É natural avaliar os desempenhos a partir das fraquezas e daquilo que precisa ser aperfeiçoado. Mas e se a pessoa olhar de outra perspectiva e valorizar os seus pontos fortes? O Clifton StrengthsFinder é a ferramenta para focar no que existe de positivo e forte na personalidade de cada um.

Isso não significa ignorar o que precisa ser melhorado, pelo contrário. O participante saberá, intuitivamente e por contraste, seus pontos fracos e, desta forma, o processo de aperfeiçoamento será mais natural.

Conhecer os seus talentos ainda impacta muito na autoestima, dando a confiança necessária para que as pessoas busquem oportunidades de forma cada vez mais qualificadas, se inserindo em áreas ou atuando da forma que poderá fazer diferença, além de promover melhorias nas suas relações interpessoais.

Como o Coach de Pontos Fortes usa o StrengthsFinder ao seu favor

Por todos esses motivos, o Clifton StrengthsFinder é uma ferramenta essencial em um trabalho de coaching. Nas mãos de um Coach de Pontos Fortes, os resultados do teste servem como o ponto de partida para o planejamento de ações de desenvolvimento de pontos fortes do cliente.

Cada pessoa tem uma combinação única de talentos e capacidades que devem ser aplicadas para melhorar a vida e o dia a dia, tanto no âmbito profissional quanto no pessoal. Com o teste, é possível mapear estas características e colocá-las no foco de qualquer ação.

Lembre-se que somente fazer o teste não é suficiente. É necessário combiná-lo com um planejamento de ações, desenvolvido por um profissional capacitado e certificado em coaching de pontos fortes. Esse profissional terá condições de apontar os melhores caminhos para o sucesso de cada indivíduo..

Quando o teste é aplicado por um profissional habilitado, você não estará sozinho nessa jornada. A Direcione é uma dessas empresas credenciadas. Adquira já o seu crédito para realizar o teste Clifton StrengthsFinder com uma sessão devolutiva com um Coach de Pontos Fortes para identificar seus talentos naturais e potencializar o que você tem de melhor!

Sobre o Autor:

CEO Direcione - Mentor de Coaches - Mentor em Estratégia Empresarial - Coach Financeiro Business - Coach de Pontos Fortes (Gallup Certified) - Adm. pela EAESP-FGV - Licenciado Abracoaching.

Assine nossa newsletter e receba nossas dicas e artigos em primeira mão no seu e-mail.

Deixe um comentário

ENTRE EM CONTATO