fbpx

Como conciliar vida profissional e pessoal?
terça-feira, 04 de abril de 2017

Por: Ale Rodrigues como-conciliar-vida-profissional-e-pessoal.jpeg

O mundo dos negócios pode ser cruel. A necessidade de incrementar vendas, aumentar rentabilidade, gerir pessoas, contratar serviços, atender clientes, tudo isso dentro dos prazos e altos níveis de qualidade consome um tempo cada dia mais escasso. E se não damos a devida atenção a nossa família, as cobranças se iniciam e um sentimento de culpa começa a surgir.

Todo excesso traz prejuízos, é por isso que a saída é aprender a conciliar vida profissional e pessoal, alcançando sucesso pleno e melhorando sua qualidade de vida.

Mas como fazer isso? Temos algumas sugestões. Confira:

Estabeleça limites

Todos precisamos de limites e desde crianças aprendemos a respeitá-los. Logo, em primeiro momento é preciso conhecer quais são seus limites para você ser capaz de estabelecer novos. Entretanto, nem sempre conseguimos praticar o autoconhecimento, e para isso uma ajuda profissional é uma boa alternativa.

Lembre-se de que os caminhos que o trouxeram até aqui não o levarão a lugares diferentes. Se construir esses caminhos não é sua especialidade, a prática do coaching — profissionais com formação especializada — oferece orientação segura na retomada de direção.

Com os limites claros, é hora de definir suas metas e objetivos. Não apenas para seu negócio, mas também na vida pessoal. Afinal, é vital estar bem resolvido para ter sucesso em todos os campos da vida.

Organize-se

Uma vida pessoal desorganizada interfere no desempenho profissional e vice-versa. Para alcançar equilíbrio é preciso uma boa gestão do tempo aplicada aos negócios, vida pessoal, e, em particular, à família.

Além do tempo dedicado ao negócio, você precisa de tempo para pensar, se exercitar, curtir a família e as férias. Sim, renunciar às férias é perigoso e prejudicial, além disso, esse descanso ajuda a minimizar as cobranças pessoais e da família.

Organizando sua vida profissional e de sua família, limites e prioridades serão claros e algumas cobranças indevidas cessarão. Assim, você terá mais tranquilidade para se dedicar ao trabalho.

Saiba delegar

Um dos maiores problemas com empreendedores ou executivos de PME’s é a centralização. A necessidade de fazer tudo, seja pela falta de funcionários qualificados ou pela característica centralizadora do dono, acaba se tornando uma barreira.

Uma boa mentoria empresarial o ajudará a delegar. Isso será bom para o negócio, uma vez que, além de desenvolver competências nos colaboradores, dá a oportunidade de executar tarefas com visões diferentes daquela do dono do negócio. E, saiba que, a diversidade traz riqueza.

Empreendedores precisam aprender a delegar como instrumento de sobrevivência. É preciso delegar não apenas na empresa, mas saber dividir tarefas com a família. Todos devem participar, de forma que as cargas diárias sejam compartilhadas.

Dessa forma, há maior integração e engajamento entre os membros da família, gerando motivação e consciência da importância de cada um.

Valorizar sua família é mais que carregar todas as cargas sozinho. É permitir que todos os membros cooperem e participem das metas, responsabilidades e objetivos. Assim, o sucesso de um será o sucesso de todos. Com isso, você conseguirá equilibrar vida profissional com a pessoal.

Nossas dicas foram valiosas? Compartilhe esse artigo com seus amigos, comente e curta nossa página no Facebook!

Sobre o Autor:

CEO Direcione - Mentor de Coaches - Mentor em Estratégia Empresarial - Coach Financeiro Business - Coach de Pontos Fortes (Gallup Certified) - Adm. pela EAESP-FGV - Licenciado Abracoaching.

Assine nossa newsletter e receba nossas dicas e artigos em primeira mão no seu e-mail.

Deixe um comentário

ENTRE EM CONTATO