5 livros de empreendedorismo que você precisa ler para ter sucesso
quarta-feira, 10 de maio de 2017

Por: Ale Rodrigues livro empreendedorismo

Um grande empreendedor não se faz apenas com uma boa formação acadêmica ou atualização profissional: ele também melhora suas práticas quando fica sabendo de histórias e experiências de outros empreendedores. Essa é a importância de ler livros de empreendedorismo.

Seja em forma de biografia ou manual com passo a passo, a literatura sobre esse tema pode fornecer valiosos insights, que podem ser aproveitados em empreendimentos de qualquer tamanho ou setor.

Quer dicas de alguns títulos? Acompanhe este texto e conheça 5 livros essenciais sobre o assunto!

1. Startup: Manual do Empreendedor

Os autores Steve Blank e Bob Dorf defendem a tese de que, por mais que a ideia do seu negócio seja brilhante, se você não tiver visão prática, nada se justifica. Para ajudar a desenvolver essa habilidade, esse livro contém o passo a passo para tirar o negócio do papel de forma bem-sucedida.

Com uma linguagem objetiva, os autores explicam temas como teste de hipóteses, modelo de negócios e posicionamento da marca. De brinde, no fim do livro, existe um glossário com as principais expressões usadas no mundo do empreendedorismo.

2. The Hard Thing About Hard Things

O cofundador da Andreessen Horowitz e prestigiado empreendedor do Vale do Silício, Ben Horowitz, conta neste livro as verdades não ditas sobre o empreendedorismo. Com base na sua invejável experiência, Ben narra os momentos mais delicados por trás de um negócio próprio.

Por exemplo, ele conta desde como se deve vender uma empresa até como demitir um funcionário querido. Com bom humor e bastante objetividade, Ben dá ótimas dicas para empreendedores mais experientes e novatos.

3. Business Model Generation

Alexander Osterwalder e Yves Pigneur colocaram neste livro um método inovador e prático para elaborar um plano de negócios, que leva em consideração uma das maiores tendências atuais: o mundo digital.

Utilizado por empresas como IBM e Ericsson, esse modelo está precisamente explicado e conta com ilustrações para que não fique nem uma dúvida no ar.

4. Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar

Como deve ser uma mente empreendedora? Esse é o mote do livro do talentoso Daniel Kahneman. Nesta obra, é possível encontrar maneiras de desenvolver o pensamento rápido, a inteligência emocional e a intuição mais apurada.

Daniel demonstra, neste livro, como todos esses e outros componentes influenciam na produtividade e na tomada de decisões nos negócios.

5. How Google Works

Já imaginou ter acesso à forma de gestão dos executivos da Google? Pois é o que você vai encontra neste livro. “How Google Works” foi escrito exatamente pelos dois maiores nomes da empresa, Eric Schmidt e Jonathan Rosenberg.

Nesta obra, eles resumem as experiências mais inovadores da empresa. Também há uma discussão sobre o contexto tecnológico, formas de estabelecer metas e a importância de recompensar funcionários.

Gostou das nossas dicas de livros de empreendedorismo? Lembre-se de que, além de aprender com esses grandes autores e suas histórias, é importante também que você invista em autoconhecimento. Quando você conhece seus pontos fortes e os que devem melhorar, você tem mais chances de tocar um empreendimento com sucesso.

E aí, conhece algum amigo que também é empreendedor e gostaria de saber dessas dicas? Então compartilhe este texto nas redes sociais para ajudá-lo!

Sobre o Autor:

CEO Direcione - Mentor de Coaches - Mentor em Estratégia Empresarial - Coach Financeiro Business - Coach de Pontos Fortes (Gallup Certified) - Adm. pela EAESP-FGV - Licenciado Abracoaching.

Assine nossa newsletter e receba nossas dicas e artigos em primeira mão no seu e-mail.

Deixe um comentário

ENTRE EM CONTATO
WhatsApp chat