fbpx

Antes de abrir seu próprio negócio, veja 5 cuidados para tomar
quarta-feira, 04 de outubro de 2017

Por: Ale Rodrigues abrir o próprio negócio

Abrir o próprio negócio exige que o empreendedor esteja preparado para lidar com uma rotina cheia e alguns desafios. É necessário cuidar de diversas tarefas, como a compra de materiais, busca de clientes, rotinas administrativas e tomada de decisões.

Empreender pode ser extremamente satisfatório, mas é preciso ter algumas precauções para garantir o bom andamento do negócio.

Por isso, separamos 5 cuidados que você deve ter na hora de abrir um negócio. Saiba mais:

1. Estude o mercado antes de iniciar o negócio

O primeiro passo é escolher um setor e estudar o mercado antes de abrir o próprio negócio. O empreendedor deve analisar se o seu perfil e suas habilidades são compatíveis com o empreendimento, principalmente pela necessidade de liderar e tomar decisões no dia a dia.

Também é necessário fazer uma pesquisa de mercado e compreender como está o segmento, concorrência, perfil dos clientes, regulamentações específicas para o funcionamento, custos do negócio etc.

Tudo isso é fundamental para entender as despesas e as possibilidades de ganhos, para que se possa fazer um bom planejamento orçamentário e analisar a viabilidade, antes de investir no novo negócio.

2. Seja criterioso na escolha de sócios

Se optar por abrir uma sociedade, é preciso ser criterioso na escolha dos sócios. Analise o comprometimento da pessoa e as vantagens que ela trará para o negócio, mesmo que sejam amigos ou parentes.

O sócio deve trazer vantagens para a criação e o crescimento da empresa. O ideal é que ele tenha perfil e habilidades que complementem as suas, oferecendo competências que você não tem, para agregar mais valor ao negócio.

Também é importante regularizar a sociedade, registrando o contrato social, indicando a participação societária, a função de cada sócio e os demais fatores relevantes para a administração e o bom andamento do negócio.

3. Escolha um bom ponto comercial

Um bom ponto comercial costuma ser fundamental para o sucesso do negócio. O empreendedor deve analisar cuidadosamente todos os fatores que podem ser relevantes para o negócio: localização, movimento da região, atendimento pelo transporte público, estacionamento, negócios próximos, normas da lei de zoneamento urbano da cidade, estrutura do espaço etc.

O local deve atender as necessidades do empreendedor e ser adequado ao público-alvo. Com a escolha do local, também é preciso investir nos móveis, decoração, materiais e equipamentos, para permitir um bom fluxo de trabalho e fornecer conforto no atendimento ao cliente.

4. Faça um bom planejamento

Planejamento é essencial para fazer uma boa administração e buscar a realização dos objetivos. É importante estabelecer metas para identificar as formas de atingi-las e alcançar o sucesso do empreendimento.

O empreendedor deve estabelecer o mercado de atuação, os produtos ou serviços que oferecerá, os limites de orçamento, as estratégias de marketing, o investimento em publicidade, os equipamentos necessários para o funcionamento, dentre outros itens, para manter uma boa organização e o planejamento sempre atualizado.

5. Conte com ajuda de especialistas

Um negócio tem diversos fatores que devem ser observados. O empreendedor lida com várias questões: fornecedores, clientes, funcionários, obtenção de licenças de funcionamento, pagamento de tributos e outras variáveis essenciais para o funcionamento regular.

Também é preciso definir estratégias e tomar diversas decisões. Por isso, ao abrir um negócio, é importante buscar um auxílio especializado para identificar as necessidades e encontrar as melhores soluções para alcançar o sucesso.

Então, gostou deste post? Agora que você já sabe os principais cuidados para tomar antes de abrir o próprio negócio, baixe nosso ebook Dicas de Gestão para você administrar melhor sua empresa!

Sobre o Autor:

CEO Direcione - Mentor de Coaches - Mentor em Estratégia Empresarial - Coach Financeiro Business - Coach de Pontos Fortes (Gallup Certified) - Adm. pela EAESP-FGV - Licenciado Abracoaching.

Assine nossa newsletter e receba nossas dicas e artigos em primeira mão no seu e-mail.

Uma resposta para “Antes de abrir seu próprio negócio, veja 5 cuidados para tomar”

Deixe um comentário

ENTRE EM CONTATO